Nossa História
15 anos de lutas e conquistas!
Origem
Em 2002, diante de um crescente descaso com os servidores públicos municipais de Mucuri, iniciou-se uma articulação coletiva para organização da luta por condições mais dignas de trabalho. Estávamos vivendo momentos difíceis: salários atrasados, grande precarização dos serviços, falta de transparência nos gastos do dinheiro público. Lutávamos por uma pauta extensa que incluía sobretudo a CONSTRUÇÃO DO ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNCIPAIS DE MUCURI E O PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA TODOS.
Diante de tantas demandas e na tentativa de frear os desmandos da gestão, nesse mesmo ano de 2002, foi criada a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mucuri, ASPEM, fruto de uma mobilização tanto para convencer os servidores da necessidade de organização da luta, quanto para arrecadar recursos financeiros para tal. O primeiro presidente da ASPEM foi o servidor Ladislau Pereira Sanders e a diretoria foi composta, em sua maioria, pelos servidores da educação. Assim, professores, secretários, auxiliares de secretaria, auxiliares de serviços gerais e, paulatinamente, outras categorias, dão forma e força, agora de maneira organizada e juridicamente amparada, para o enfrentamento dos abusos da gestão e pela criação de leis que valorizassem o servidor público mucuriense.
Com a grande demanda de organização da luta para garantia e ampliação de direitos, surgiu a necessidade de consolidar juridicamente a instituição representativa dos servidores e após intensa articulação com outros sindicatos e mobilização para organização de documentação exigida, em novembro de 2006, nasce na esfera municipal de Mucuri o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mucuri, o SINDISERVIM.
15 anos de lutas e conquistas
Foi árdua a trajetória até conseguir a desejada Carta/registro Sindical, junto ao Ministério do trabalho e emprego, o que ocorreu em 2009, legitimando todo o processo de construção da entidade, que cumpriu as formalidades exigidas pela lei, se habilitando para a prática de atos sindicais, tais como a representação da categoria e a negociação coletiva.
De lá pra cá, foram cinco diretorias eleitas. Passamos por altos e baixos nessa trajetória para gerar um sindicato à altura de seus desafios. Uma entidade independente dos governos, partidos e patrões, que organiza a categoria na luta por mais direitos.
Desde a fundação do Sindiservim trabalhamos incessantemente pela garantia e conquistas de direitos. Dentre essas grandes conquistas, temos o Plano De Carreira Dos Profissionais do Magistério, amplamente discutido e coletivamente construído ao longo de alguns anos, foi aprovado em 2007 (LCM 028/2007), e logo em seguida o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Mucuri, em 2008 (LCM 030/2008) .
Com a atuação sindical comprometida com os interesses dos servidores, criamos um enorme colegiado, por meio do qual foi possível que todos os servidores opinassem na elaboração desses documentos. Entre muitas e muitas lutas que realizamos com a categoria conseguimos que conselhos municipais fossem criados e que tivessem a participação da sociedade civil organizada e outros membros da comunidade.
Mas a luta não parou por aí e não pode parar, pois ainda há muito trabalho pela frente: precisamos continuar no embate pela construção democrática e participaticipativa do PCCV da saúde, administração e assistência social; O PCCV dos Servidores da Educação, que atualmente contempla apenas o magistério, nunca foi revisado e precisa melhorar em inúmeros pontos; a demanda por concurso público só tem aumentado devido a aposentadorias e outros fatores que provocam sobrecargas de trabalho aos servidores estáveis; Os salários ainda precisam de reajustes para reparar as perdas históricas que tivemos ao longo das várias gestões que passaram nesses 15 anos: Robertinho; Zarifa ; Milton borges; Moises; Paulinho de Tixa e Dr.Carlos.
Esses são apenas alguns dos grandes desafios que temos, num contexto local, inserido numa conjuntura maior de país, bastante grave, de retração dos direitos e com uma Reforma Administrativa em discussão no congresso (PEC 32) que ameaça até a estabilidade dos servidores públicos e a realização de novos concursos públicos.
Nesses 15 anos de lutas e conquistas, parabenizamos todos/as os/as servidores/as! Vocês são parte dessa história
que garantiu, e continua a garantir, a manutenção e ampliação dos direitos, através de uma instituição sindical combativa que os representa com muito afinco e respeito. A luta não pode parar!