NOTA DE APOIO DE UMA COMPANHEIRA, AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MUCURI!
- Sindiservim
- 19 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Vila Velha/ES, 19 de maio de 2023
Companheiros e companheiras, Saudações Pedagógicas
Hoje quero saudar o SINDISERVIM, essa entidade sindical, que por meio de sua diretoria, não deixa apagar a chama da luta e da esperança, que não espera sentada e ao nosso representante jurídico, Dr Flávio, que sempre nos orienta no caminho do certo e do justo.
No entanto, fui provocada pelos acontecimentos atuais e me dirijo a uma categoria da classe trabalhadora que me é muito cara, a categoria das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público do município de Mucuri/BA.
A nomenclatura já diz a que veio esta fração da classe trabalhadora. Ser servidora ou servidor público e se colocar à serviço do POVO; não é uma categoria abstrata. Trata-se de rostos, mãos, braços, vozes, que independente das condições de trabalho que lhes é dada, se dedica a servir e faz o seu melhor. Por isso merece RESPEITO, tratamento DIGNO por parte da gestão municipal (que também está a serviço ou deveria), porque o POVO merece o melhor.
Parabéns, trabalhadoras e trabalhadores que se juntaram à luta. Enquanto não houver respeito a esta categoria, a LUTA TEM QUE CONTINUAR. Não desanimem porque a luta é árdua, mas é pedagógica e pode ser alegre. Ela nos ensina o valor da outra e do outro no coletivo, nos ensina que quanto mais participamos, nos envolvemos na busca do bem comum tanto mais desenvolvemos consciência de classe e nos tornamos um POVO – aquele que tem pertencimento a um grupo social e sua cultura –, nos tornamos uma comunidade cuja solidariedade política local se espalha e se junta a outras lutas maiores em defesa dos seres humanos.
Algumas dessas lutas locais poderiam ser evitadas, se o atual gestor municipal tivesse aprendido com sua própria história. Entre estas aprendizagens, uma deveria ser seu guia “não subestimar a força coletiva das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público desse município. Isso pouparia gastos desnecessários de energia, que poderiam estar sendo aplicadas no atendimento de qualidade ao POVO. Cabe lembrar que ser prefeito tem prazo de validade, enquanto os concursados e concursadas continuarão a servir.
Por isso, companheiros e companheiras continuem firmes, não desistam. A vocês que estão na luta dedico um verso de um poema de Thiago de Melo “FAZ ESCURO, MAS EU CANTO”, com a certeza de que, enquanto a escuridão durar nossas vozes farão eco e encontrarão outras vozes que se juntarão a nós, com a certeza de que toda noite precede a um amanhecer e quando o dia chegar e o sol brilhar, nossas lutas terão valido a pena e nossa VITÓRIA SERÁ CERTA. Juntos somos mais que a soma das partes.
Um abraço fraterno e um cheiro
Nely Varanda
Comments